Suplementos de leucina melhoram a síntese de proteínas em homens mais velhos

A sarcopenia (a perda progressiva de musculatura) é muito comum na idade avançada e pode contribuir para a incapacidade e mortalidade. Nos idosos, a síntese proteica muscular é muitas vezes reduzida, sendo que uma ingestão pequena à moderada de proteínas pode ser um fator contribuinte. Estudos têm mostrado que a suplementação de leucina pode ser um fator importante para esta síntese, mas os ensaios de longo prazo não haviam sido capazes de mostrar a sua eficácia.

Um grupo de pesquisa da Universidade McMaster publicou recentemente suas descobertas no American Journal of Clinical Nutrition. Eles investigaram se a suplementação com leucina teve um efeito sobre a síntese de proteína muscular. Vinte homens saudáveis, não vegetarianos e mais velhos (65 a 85 anos) foram incluídos no estudo entre abril e julho de 2015. O primeiro grupo consumiu uma dieta de pouca proteína (LP), enquanto o segundo consumiu uma dieta rica em proteína (HP). Durante os dois primeiros dias, os participantes de ambos os grupos consumiram suplementos de placebo com sua dieta, enquanto que durante os dias 3 a 5, receberam suplementos de leucina. Os participantes realizaram um exercício unilateral de extensão de perna no dia 0 e no dia 3, e obtiveram-se biópsias musculares nos dias 0, 3 e 6. No dia 0, os participantes consumiram um isótopo para marcar células musculares recém-sintetizadas. Foram também colhidas amostras de sangue ao longo dos dias 2 e 5.

Não houve alteração na massa corporal durante o estudo. Nenhuma das duas dietas exerceu efeito sobre o metabolismo da glicose. O nível de leucina no sangue foi maior com a sua suplementação do que com placebo. Além disso, a síntese proteica muscular foi maior após a suplementação de leucina do que placebo, e não diferiu entre os grupos das dietas LP e HP. Também, a síntese foi maior na perna exercitada do que na perna não exercitada após tratamento com placebo e leucina.

Em conclusão, este foi o primeiro estudo a mostrar o efeito benéfico a curto prazo da suplementação de leucina na síntese de proteína muscular em homens mais velhos. Pesquisas adicionais são necessárias para mostrar se esses efeitos são mantidos a longo prazo, mas se assim for, a suplementação com leucina pode se tornar uma estratégia dietética simples para prevenir a perda de massa muscular em adultos mais velhos.

Francieli Miquelon
Nutricionista

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

Cadastrar