Importância da dextrose no pós-treino

A dextrose é um derivado do amido de milho e considerada um carboidrato simples por possuir uma estrutura molecular de tamanho reduzido. Por esse motivo, a sua digestão é facilitada e sua absorção é rápida. Possui um elevado índice glicêmico, e por isso a dextrose é utilizada quando se precisa de alguma fonte de energia imediata.

Seu pico de insulina é alto, o que proporciona um maior transporte de proteínas, glutamina, aminoácidos como BCAA, creatina e outros nutrientes.

Se não possuímos energia disponível em forma de carboidratos, como por exemplo a dextrose, o nosso organismo usará a proteína como fonte de energia, dando início ao processo de catabolismo. Quando fazemos uso da dextrose nós iremos nos certificar de que esse processo não ocorra, pois os carboidratos são muito mais fáceis de serem quebrados e metabolizados do que a proteína e assim, tornam-se a primeira opção. Por consequência a proteína fica livre e pronta para reparar a fibra muscular que foi degradada pela musculação.

Sendo assim, o momento mais indicado para se tomar a dextrose é logo após os exercícios, para repor as reservas de energia muscular consumidas durante o treino e ajudar na absorção de nutrientes, promovendo assim o anabolismo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

Cadastrar